Os assuntos mais discutidos do momento, pós COP 27, são alternativas apresentadas durante a cúpula para que os países possam contribuir com o meio ambiente a fim de evitar um desastre climático. Há muito para se fazer para reverter ou, ao menos, frear o avanço do aquecimento global e efeito estufa, causados pela emissão exagerada de gases na atmosfera. Climatologistas afirmam que ondas de calor, inundações litorâneas e ciclones tropicais se tornarão cada vez mais violentos se o mundo não parar de consumir combustíveis fósseis.
Durante a cúpula, o primeiro-ministro de Portugal revelou que o país começou a investir em energias renováveis há 15 anos e, agora, vem colhendo os frutos e, inclusive, conseguiu mitigar muitos dos efeitos da crise energética fomentada pela guerra da Ucrânia.
Isso prova que investimento na chamada energia limpa é a chave para andar rumo à mudança que o nosso planeta precisa. Porém, pelo seu alto custo de implantação e demora para colher os resultados, as grandes empresas não tem se interessado em startar essa transformação.
No Brasil, pouquissímas companhias possuem programas efetivos para diminuir o efeito estufa e aquecimento global. E, na contramão dessa esteira, está a Los Los, tradicional marca de picolés e cups, que possui a sua sede em São Paulo e há anos investe em programas sustentáveis para contribuir com o meio ambiente. Um dos exemplos é a utilização do selo ‘eu reciclo’, que garante que toda embalagem produiza pela marca será compensada.
Além dessa logística reversa das embalagens, em abril, a Los Los deu início a um projeto inovador em seu segmento: utilizar energia limpa. A ideia surgiu com análises de fontes alternativas de energia (eolica/solar), aliadas à economia. Entretanto, a
principal dificuldade da empresa foi se adequar ao mercado livre e cancelar o contrato do mercado regulado.
Para Robson Moraes, gerente de markting da Los Los, as vantagens são inúmeras a começar com a energia 100% limpa e renovável, sem horário de pico, sem bandeira, com uma economia significativa.
A Sorvetes Los Los tornou-se pioneira em seu segmento a utilizar 100% de energia limpa em seu parque fabril e escritórios, conseguindo garantir que toda a sua sede funcione normalmente sem poluir o meio ambiente.
Para 2023 vamos emitir o selo i-rec para nossa certificação de energia limpa.
Esses são pequenos passos que tornam-se gigantes na luta pelo bem do planeta. “Não é sobre ter sucesso e produzir produtos líderes de mercado, é preciso pensar nas futuras gerações e no mundo como um todo. Cada indivíduo precisa fazer o que está ao seu alcance para contribuir com um planeta mais saudável, mesmo os menores atos, como reciclagem do lixo de cada residência, no montante, fazem toda a diferença”, afirma José Vicente Mazzarella, CEO da Sorvetes Los Los.